Uma das dúvidas mais comuns com relação aos exercícios é a diferença entre o que é chamado de exercício anaeróbio e aeróbio. Por isso, vamos esclarecer essa dúvida nessa matéria especial. Assim você entenderá melhor a finalidade de cada um desses tipos de exercícios e dessa forma poderá direcionar suas atividades de acordo com seus objetivos.
O exercício aeróbico utiliza o oxigênio no processo de geração de energia dos músculos. Esse tipo de exercício trabalha uma grande quantidade de grupos musculares de forma rítmica e sincronizada. Corrida, natação e ciclismo são os exemplos mais comuns de atividades aeróbicas.
Quando se fala em anaeróbicos estamos falando de atividades como musculação, sprints, saltos; todo exercício que consista de movimentos rápidos de alta intensidade. Exercícios anaeróbicos são geralmente usados por atletas para desenvolver força e também para construir massa muscular. Músculos que são treinados sob condições anaeróbicas desenvolvem melhor performance em atividades de curta duração e alta intensidade. Por isso, a maioria dos exercícios anaeróbicos utilizam peso e exploram ao máximo a capacidade de carga.
Você deve entender a diferença de cada um como uma forma de aumentar seu conhecimento, porém o único profissional capaz de direcionar suas atividades e montar uma rotina de treinos adequada é o profissional de educação física.